Ibitiúra de Minas, sábado, 04 de maio de 2024 Telefone (35) 3195-1200

Saúde - Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

PREFEITO ALEXANDRE E EQUIPE VISITAM PROJETO DE EQUOTERAPIA EM GUAXUPÉ COMO ALTERNATIVA DE CUIDADO E REABILITAÇÃO

Alternativas de tratamento: Equoterapia como opção acessível em Ibitiúra

A Prefeitura de Ibitiúra, sob a liderança do prefeito Alexandre, em conjunto com a Secretária de Saúde Ana Claudia e a Assistente Social do NASF, Grazieli Rissato, estão explorando novas abordagens para o cuidado e tratamento da população. Recentemente, a equipe visitou a cidade de Guaxupé, em Minas Gerais, para conhecer o projeto inovador da Associação Filantrópica "Gabriel da Silva Carneiro" Centro de Equoterapia e Equitação de Guaxupé, conhecido como Equo Espaço.

Inaugurado em 6 de dezembro de 2015, o Equo Espaço tem como objetivo principal contribuir para a reeducação e reabilitação de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais da cidade de Guaxupé e região. A Equoterapia, central para esse projeto, é uma abordagem terapêutica que utiliza o cavalo como instrumento de trabalho, buscando promover o desenvolvimento biopsicossocial dos pacientes. A interação com o animal, aliada aos movimentos proporcionados pelo cavalo, traz uma série de benefícios físicos, emocionais e cognitivos para os praticantes.

Para a população de Ibitiúra que necessita de cuidados especiais, a possibilidade de acesso à Equoterapia representa uma importante alternativa de tratamento. O prefeito Alexandre destacou durante a visita que a parceria com a instituição de Guaxupé poderá viabilizar o oferecimento gratuito desse serviço aos pacientes portadores de necessidades especiais em Ibitiúra.

"Estamos entusiasmados com a possibilidade de trazer essa iniciativa para nossa cidade. A Equoterapia é uma prática comprovadamente eficaz e que pode fazer diferença significativa na vida daqueles que necessitam de cuidados especiais. Estamos em fase de estudos para formalizar essa parceria e oferecer mais essa opção de tratamento aos nossos cidadãos", afirmou o prefeito Alexandre.

Além disso, é importante acrescentar que a Secretária de Educação também esteve presente durante a visita e destacou como esse tipo de atendimento poderá impactar positivamente na vida das crianças com necessidades especiais. Ela ressaltou que a Equoterapia não apenas auxiliará no tratamento dessas crianças, mas também ajudará significativamente no seu dia a dia na educação, contribuindo para o seu desenvolvimento integral.

A visita ao Equo Espaço em Guaxupé representa o primeiro passo de uma possível colaboração entre as duas cidades, visando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da população que mais precisa de cuidados especiais. A Prefeitura de Ibitiúra segue empenhada em buscar alternativas inovadoras e eficazes para o cuidado e tratamento de seus munícipes.