Ibitiúra de Minas, quarta-feira, 01 de maio de 2024 Telefone (35) 3195-1200

AGRICULTURA - Quarta-feira, 27 de Março de 2024

SENAR MINAS E SINDICATO RURAL DE CALDAS, COM APOIO DA PREFEITURA DE IBITIÚRA, PROMOVEM CURSO DE CLASSIFICAÇÃO E DEGUSTAÇÃO DE CAFÉ E TORRA

Evento realizado no salão nobre da cidade contou com a participação do instrutor Élicio Oliveira, destacando a importância da qualidade do café para os produtores locais.

Na última semana, o SENAR Minas através do Sindicato Rural de Caldas e em parceria com a APPRAF, promoveu um curso essencial para os produtores locais: Classificação e Degustação de Café e Torra. O evento que tem o apoio da prefeitura de Ibitiúra, foi realizado no salão nobre da cidade, reuniu produtores interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre a produção cafeeira.

O instrutor Elício Oliveira foi responsável por ministrar o curso, onde explanou sobre a importância de os produtores entenderem os princípios e a qualidade do café que produzem. "Compreender os processos de classificação e degustação é fundamental para garantir a qualidade do café, desde a sua produção até o momento em que chega à xícara do consumidor", destacou Oliveira.

A agente de Desenvolvimento Rural, Rosiane Guimarães, enfatizou a parceria com o município de Ibitiúra e a importância da capacitação dos produtores rurais. "Investir na formação dos nossos produtores é investir no desenvolvimento sustentável da nossa região", afirmou Guimarães.

O presidente do Sindicato Rural de Caldas, Messias Guimarães, ressaltou a parceria entre o sindicato, os produtores e a Prefeitura de Ibitiúra, através da APPRAF (Associação dos Produtores Rurais de Ibitiúra). "Estamos comprometidos em fortalecer a cadeia produtiva do café, proporcionando conhecimento e oportunidades para os nossos agricultores", declarou Guimarães.

O curso de Classificação e Degustação de Café e Torra foi mais um passo importante para o aprimoramento da produção cafeeira na região, evidenciando a união de esforços entre entidades públicas e privadas em prol do desenvolvimento rural sustentável.