Ibitiúra de Minas, domingo, 28 de abril de 2024 Telefone (35) 3195-1200

Saúde - Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2024

AUMENTO ALARMANTE DE CASOS DE DENGUE NA REGIÃO DESENCADEIA INTENSIFICAÇÃO NAS AÇÕES DE CONTROLE EM IBITIÚRA

Combate à Dengue em Ibitiúra: Agentes de Saúde Intensificam Esforços nos Pontos Críticos da Cidade

A região enfrenta um cenário preocupante com o aumento expressivo de casos de dengue, conforme dados da Secretaria de Saúde local. Diante desse quadro, as ações de controle ao vetor, o Aedes aegypti, têm sido intensificadas em Ibitiúra, visando conter a proliferação do mosquito transmissor da doença.

O Departamento de Comunicação acompanhou de perto um dia de tratamento nos pontos estratégicos da cidade, locais identificados como propícios à proliferação do Aedes aegypti. O agente de endemias Pedro das Silva explicou que essas áreas são alvo prioritário das medidas preventivas, com o objetivo de reduzir os focos do mosquito.

Segundo Pedro das Silva, a ação consiste em inspeções minuciosas e aplicação de larvicidas, destacando a importância da colaboração da comunidade na eliminação de recipientes que possam acumular água parada, ambiente propício para a reprodução do mosquito.

A secretária de saúde, Ana Claudia, ressaltou o esforço da equipe envolvida nas operações de combate à dengue. Ela enfatizou os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti, incluindo medidas simples, como a eliminação de recipientes que acumulam água e a utilização de repelentes.

Ana Claudia ainda informou que, até o momento, a Superintendência Regional de Saúde não recomendou a aplicação do Fumacê, método que utiliza pesticidas para combater o mosquito adulto. Esse procedimento só é adotado em casos de um número significativamente elevado de focos do Aedes aegypti na cidade.

A população de Ibitiúra é chamada a ficar atenta aos sinais de alerta da dengue e a colaborar ativamente nas ações preventivas, contribuindo para a redução dos índices de infestação do Aedes aegypti no município. A Secretaria de Saúde reforça a importância do engajamento de todos no combate a essa grave doença.