Ibitiúra de Minas, quinta-feira, 02 de maio de 2024 Telefone (35) 3195-1200

Fundo Social de Solidariedade - Quarta-feira, 29 de Novembro de 2023

PREFEITURA DE IBITIÚRA PROMOVE EVENTO INOVADOR EM HOMENAGEM À CONSCIÊNCIA NEGRA

Departamento de Assistência Social e Secretaria de Saúde unem esforços para celebrar a diversidade e promover a saúde na comunidade

PREFEITURA DE IBITIÚRA PROMOVE EVENTO INOVADOR EM HOMENAGEM À CONSCIÊNCIA NEGRA

Em 29 de novembro de 2023, a Prefeitura de Ibitiúra, por meio do Departamento de Assistência Social e em colaboração com a Secretaria de Saúde, realizou um evento marcante dedicado à Consciência Negra. Essa iniciativa visou não apenas celebrar a rica herança cultural afro-brasileira, mas também destacar a importância da saúde na promoção de uma comunidade inclusiva.

A Consciência Negra, celebrada nacionalmente em 20 de novembro, é um tributo à resistência e luta dos negros no Brasil, especialmente em homenagem a Zumbi dos Palmares. Este evento buscou fortalecer o entendimento sobre a cultura afro-brasileira, combatendo o racismo e promovendo a igualdade.

O ponto alto do evento foi a participação da ilustre senhora Maria de Lourdes Oliveira Juvencio, advogada com uma respeitável carreira de 18 anos. Além de seu papel ativo como membro da Comissão de Direitos Humanos da 37ª subseção da OAB/SP, Maria de Lourdes também integra a Comissão da Verdade da Escravidão Negra, representando com orgulho a 37ª subseção da OAB/SP. Sua notável conquista como a primeira pessoa negra eleita para a Academia de Letras de São João da Boa Vista ressalta sua dedicação à promoção da diversidade nas esferas intelectuais.

Durante o evento, De Lourdes, a advogada proporcionou uma verdadeira aula de história e valorização da etnia negra. Sua palestra envolvente trouxe à tona temas relevantes, destacando a importância da representatividade e da preservação da cultura afro-brasileira.

Além da inspiradora palestra, os participantes tiveram a oportunidade de realizar testes rápidos de DSTs, reforçando a importância da saúde preventiva na comunidade. O evento também ofereceu serviços de aferição de pressão arterial e outros testes rápidos, contribuindo para a promoção do bem-estar e da conscientização sobre a importância da saúde em todos os aspectos da vida. Essa abordagem integrada reflete o compromisso da prefeitura em construir uma comunidade mais saudável e inclusiva para todos.