Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Ibitiúra de Minas, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (35) 3195-1200

Atendimento Atendimento: Horário de Atendimento ao público:  09:00 às 11:00 - 12:00 às 17:00

Quar
27/03
Chuva
Máx 21 °C
Min 17 °C
Índice UV
10.0
Quin
28/03
Chuva
Máx 24 °C
Min 16 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Chuva
Máx 25 °C
Min 17 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Chuva
Máx 24 °C
Min 17 °C
Índice UV
10.0

SÍMBOLOS MUNICIPAIS

BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE IBITIÚRA DE MINAS (1982)

 

 

 

A Bandeira De Ibitiúra De Minas, adotada em 1982 sob a liderança do então prefeito Onofre Geraldo dos Reis, é um símbolo carregado de significado e história para a cidade. Sua adoção no mesmo ano da composição do Hino Municipal ressalta a importância desses elementos na construção da identidade local.

A escolha de uma bandeira que remete à bandeira da Itália é uma clara homenagem aos imigrantes italianos que desempenharam um papel fundamental na fundação e no desenvolvimento inicial do povoado de Ibitiúra de Minas. Esses imigrantes trouxeram consigo não apenas suas habilidades e cultura, mas também valores profundamente enraizados, que ajudaram a moldar a comunidade ao longo do tempo.

As cores da bandeira também carregam um simbolismo especial. O verde, representando a esperança, é um lembrete das aspirações e dos sonhos que impulsionaram os primeiros colonizadores a buscar uma vida melhor em terras distantes. O branco, símbolo da fé, evoca a importância da crença e da espiritualidade na vida cotidiana dos habitantes de Ibitiúra de Minas, destacando a centralidade da religião na comunidade. Por fim, o vermelho, associado à caridade, recorda a importância da solidariedade e do apoio mútuo na construção de uma sociedade justa e compassiva.

Essas três cores não apenas refletem as virtudes teologais fundamentais, mas também servem como pilares para a coesão e o progresso da comunidade. Ao hastear a bandeira de Ibitiúra de Minas, os cidadãos celebram não apenas sua história e suas raízes, mas também renovam seu compromisso com os valores que sustentam sua identidade coletiva. No centro está localizado o Brasão do Município

 

BRASÃO DO MUNICÍPIO DE IBITIÚRA DE MINAS (1982)

 

 

O Brasão de Ibitiúra de Minas, instituído pelo Prefeito Onofre Geraldo dos Reis em 1982, é uma representação simbólica e marcante da identidade e história do município. Cada elemento presente no brasão carrega um significado profundo e conecta-se à essência da comunidade ibitiurense.

Os ramos de café verde e vermelho simbolizam a riqueza agrícola da região e a importância histórica da cultura cafeeira para o desenvolvimento econômico de Ibitiúra de Minas. 

O verde representa a esperança e a vitalidade da produção, enquanto o vermelho evoca a paixão e o trabalho árduo dos agricultores locais.

A coroa em forma de castelo representa a nobreza e a solidez do povo de Ibitiúra de Minas, bem como sua ligação com a história e a tradição. É um símbolo de orgulho e resistência, destacando a importância da comunidade na construção e preservação do município ao longo dos anos.

À esquerda do brasão, a imponente Igreja Matriz de São Benedito é representada com traços únicos, ressaltando sua importância como marco histórico e religioso. Essa imagem reforça os valores de fé, união e respeito às tradições que permeiam a vida dos habitantes de Ibitiúra de Minas.

Do lado direito, a Cabeça De Bovino faz referência à pecuária, destacando a importância da atividade para a economia local e para a identidade cultural do município. É um símbolo de trabalho árduo, prosperidade e resiliência.

Na base do brasão, o azul e as ondas representam o Rio Jaguari Mirim, que nasce em Ibitiúra de Minas. Esses elementos destacam a beleza natural da região e a conexão do município com suas fontes de água, essenciais para a vida e o desenvolvimento sustentável.

Por fim, a faixa contendo o nome do município e o ano da instalação do município, 01/03/1963, reafirma a identidade e a soberania de Ibitiúra de Minas como uma comunidade autônoma e orgulhosa de sua história e conquistas.

Assim, o Brasão de Ibitiúra de Minas é mais do que um simples emblema. É uma representação poderosa dos valores, da história e da identidade desta comunidade, que se mantém viva e forte através dos tempos.

 

MARCO AOS 60 ANOS (2023)

 

Inaugurado em 01/03/2023 

O Marco aos 60 anos é um monumento que tem por objetivo perpetuar a lembrança do do sexagésimo aniversário de Ibitiúra. 

O desenho do marco enaltece a luta do povo Ibitiúrense e suas vitórias ao longo dos anos vividos nessa comunidade.

Idealizado pelo comunicador e funcionário público Luciano Reis e elaborado pelo engenheiro Gideoni Pádua, com o olhar visionário do prefeito Alexandre Borges. 

O simbolismo da escultura lembra muito mais que uma espada que é simbulo da luta do Ibitiúrense. Mas a coluna vertical, remete ao divido, a Deus criador do mundo e a fé que mantem firme essa cidade até hoje. A coluna horizontal representa a Ibitiúra acolhedora, a mãe que acolhe cada um des seus filhos, sejam eles legítimos os que o tempo tráz para si. Por fim as serras que onde repousa tranquila e serana banhada pelo rio Jaguari Mirim.

E ao fundo estão dispostos os mastros que representam a soberania do nosso estado brasileiro e a forte e inabalável democracia.

 

 

CAPSULA DO TEMPO  (2023)

 

No ano de 2023, um monumento peculiar e carregado de significado foi erguido em Ibitiúra. Chamado de "Cápsula do Tempo", este monumento não é apenas uma estrutura física, mas sim um elo entre o presente e o futuro, uma testemunha silenciosa das realizações e aspirações da comunidade.

Outro momento histórico será marcado nesta data, momento em que colocaremos para a memória das novas gerações o que fizemos no hoje. Idealizamos uma Cápsula do Tempo, que irá guardar diversos documentos, arquivos em foto, vídeo e áudio para que em 01/03/2063, ano em que Ibitiúra completará 100 anos, a geração futura tenha o compromisso de, em uma cerimônia solene, abrir a cápsula que ficará dentro da placa inaugural e resgatar o que construímos na história.

Este monumento não apenas celebra o passado, mas também convida as gerações futuras a refletir sobre o legado deixado por aqueles que vieram antes deles. É uma oportunidade para conectar-se com o passado, compreender o presente e imaginar o futuro.

Com o apoio fundamental de diversas instituições e pessoas que tornaram este projeto uma realidade. A Escola Municipal Eunice Elbides de Carvalho Monteiro, os alunos, professores e diretores; a Escola Estadual Caliméria Silveira, com seus alunos e corpo docente; aos jornais impressos Jornal Alto Rio Pardo, Jornal das Gerais e Jornal Ibitiúra de Minas em Destaque; a ANTV (TV Andradas) e ao setor de comunicação da prefeitura, representado por Luciano Reis Ferreira.
Antes da introdução da cápsula no monumento, o mestre de cerimônias Luciano Reis chamou a atenção das autoridades presente e de toda a comunidade que representa o futuro de Ibitiúra e disse:
“Dentre os diversos arquivos que serão guardados, está o olhar dos jovens de hoje para o amanhã. E posso garantir, dentre todos que pude ver, o futuro será grande, cheio de realizações por fazer. Que este seja o momento de construir para os que virão a esperança do amanhã. Abracemos esse compromisso”.

O prefeito Alexandre, o Engenheiro Gideoni Pádua e a diretora da Escola Estadual Mariane Quemel, juntamente com a Secretária de Educação Camila Dias em um ato simbólico represente o compromisso de preservar nossa história e inspirar as futuras gerações a construir um futuro ainda mais promissor introduziram a cápsula no monumento com a esperança de que o  Tempo seja um farol de esperança e sabedoria para os habitantes de Ibitiúra pelos anos que estão por vir.
 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                                                      Por Por Luciano Reis                                                                                                                                                            

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UPV - 2023

R$ 59,67

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Horário de Atendimento ao público:  09:00 às 11:00 - 12:00 às 17:00

CNPJ: 18.178.962/0001-09Razão Social: Município de Ibitiúra de MinasNome Fantasia: Prefeitura Municipal de Ibitiúra de Minas

Servidor

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramYouTube

CONTATO

Praca Abílio Pereira Caldas 235
Centro
Ibitiúra de Minas - MG
CEP: 37790-000
Telefone: (35) 3195-1200
E-mail: faleconosco@ibitiurademinas.mg.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 25/03/2024 15:50:49

Prefeitura Municipal de Ibitiúra de Minas - MG.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.